Você sabia que a partir dos 9 anos, ano inicial do processo de crescer, a mudança hormonal que se inicia é acompanhada a um estímulo ao risco na adolescência.
Mas é importante saber também que ao mesmo tempo o corpo começa a desenvolver o:
1. autocontrole,
2. o controle dos afetos,
3. o controle das motivações e o
4. interesse natural pela busca do bem-estar.
Então se por um lado o corpo convida ao risco, como um ponto de equilíbrio também convida ao controle.
Isso porque nesse momento o córtex pré-frontal está se desenvolvendo de forma mais estrutural até os 25 anos.
Então a partir dos 9 anos, lentamente, eles estão buscando o que Gardner chamou de um método e naturalmente criando competência para fazer as coisas do próprio jeito e quando eles não encontram espaço a criatividade entra na inércia, o adolescente começa a se fechar e evita ficar contando suas ideias, principalmente quando escuta: "Ah! você é muito jovem. Tem tempo para isso, continue estudando". Ou acompanhado de risadas: "Hahahaha, você é muito criativo, quem sabe um dia você desenvolve isso".
O que para nós adultos se parece ainda uma brincadeira de criança é inicio do processo que pode encontrar apoio de suas criatividade com perguntas:
"Hum! que interessante e como você resolveria esta questão?"
"Como você construiria isso?"
"Como você apresentaria?"
"Você já pesquisou esta ideia em algum lugar?"
A dica é dar espaço de autonomia nas ideias, dar concretude questionando as possibilidades, os prós e contras de suas intenções, estimular a pesquisa e planejamento, ir treinando a auto responsabilidade de que suas ideias encontrem alguma organização.
E a cada ano que o estimulo a risco aumenta, em geral aos 15 - 17 anos, rechear os adolescentes estimulados a criar, com o reforço dos combinados que funcionam! Principalmente balanceados com o exercício da responsabilidade, pois até os 16 anos eles são altamente sensíveis ao relacionamento principalmente com pais e adultos que se sentem emocionalmente conectados.
E atrelada a autonomia, a responsabilidade de gerar senso de importância e eles se sentem pertencentes além de uma demonstração clara de reconhecimento dos adultos que o acompanharam desde de sempre a refletir, planejar para realizar desse de sempre.
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Me chamo Heloísa e ajudo Adultos e Adolescentes se conhecerem, utilizando os próprios sonhos como uma ferramenta.
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